sexta-feira, maio 23, 2008

6 meses...

Sinto a tua falta!
Sei que a vida continua...e que não vale a pena deixarmo-nos ir abaixo. Há que seguir em frente...reagir, como bem me disseste (uma das ultimas coisas!). Eu sei isso, mamã!
Dou por mim, em tantas vezes ao longo do dia a pensar que ainda não te telefonei. E de repente, lembro-me que não o posso fazer. Queria-te contar tudo dos meus meninos, mas depois penso que estás a ver.
O Ricardo manda-te sempre um beijinho à noite e diz que tem saudades. O Nuno pergunta se pode ir a casa da Avó Luisa.
E eu mãe...continuo sempre a falar de ti e a lembrar-me das coisas boas.
E eu mãe...sinto a tua falta!
E eu mãe...Adoro-te!

domingo, maio 18, 2008

Ontem fomos ver...

Fungagá Mp3

As crianças da família de artistas ambulantes, do inesquecível espectáculo “Fungagá”, cresceram. Da sua alegria e música contagiante, misturada com acrobacias circenses, surge agora uma nova fase nas suas vidas. Joana Joana Maria continua a ter a música pelo caminho mas deseja emancipar-se e encontrar o seu próprio destino. Com um forte desejo de independência, Joana Joana Maria cruzasse com várias pessoas e faz novas amizades. Daqui nasce uma banda que lança novas versões das célebres músicas de José Barata Moura, agora numa versão rock, pop e alternativa. Construído a partir de um lote de canções inesquecíveis, que marcaram uma geração e ficaram, desde então, na memória de todos nós, “Fungagá” continua a ser um espectáculo para toda a família que tem a rara capacidade de agradar a grandes e pequenos. Reedição de um dos maiores sucessos de público do Teatro da Trindade, o espectáculo recorre a novas versões de temas míticos de José Barata Moura. Sob a direcção cénica de Claudio Hochman eis um trabalho que oscila sempre entre o concerto coreografado e a encenação teatral.

E adorámos. Está muito giro e dá perfeitamente para todas as idades!







sexta-feira, maio 16, 2008

O Aprender

Ontem a educadora do Ricardo, chamou-me para me dizer muito contente que o Ricardo já sabia ler. Gostei da expressão dela. Ela continuou e explicou, que acha muito mais estimulante encontrar alunos na pré-primaria que aprendem a ler. O Ricardo aprendeu por ele.
Ele adora aprender e descobrir coisas novas. É muito auto didacta. Com cinco anos ele contava até 110 sem se enganar e seguidinho. Desde à relativamente pouco tempo e como já conhecia as letras todas, começou com a curiosidade de as juntar.
Nós não o incentivámos...pura e simplesmente tentávamos responder às suas questões e ajudá-lo. Ele ainda tem muito que aprender para saber mesmo ler. O que agora faz é juntar as silabas. Claro que as que têm uma consoante e duas vogais por exemplo é-lhe mais dificil.
Eu tinha o receio de ser contraproducente. A Educadora diz que não! Que gosta quando as crianças são assim e que elas em principio se dão melhor na primaria. E que não tem dúvidas que o Ricardo será um bom aluno.
Fiquei mais descansada!
Não deixa de ser uma criança normal.

terça-feira, maio 13, 2008

Gosto tanto...

..de os encher de mimos...
De fazer cafuné ao Ricardo, ao mesmo tempo que ele dá dicas da maneira como gosta mais.
De encher o Nuno de beijinhos nas bochechas fofas e no pescoço, e ao mesmo tempo ele abraça-me como abraça o seu macaquinho de peluche.
Eu sei que estão a crescer...Mas por enquanto, ainda me cabem tão bem nos meus braços. E eu penso que não me importo nada que o Ricardo seja "rodas baixas" e que o Nuno ainda mantenha o seu ar de bebé, com um tamanho também pequeno.
São os meus meninos...E nestas alturas esqueço-me das intolerancias e falta de paciencia que tenho para eles.

quinta-feira, maio 08, 2008

37

Mais um ano que passou...
Este ano não tinha uma grande vontade de celebrar a minha vida.
Mas depois de constatar que apesar de tudo estou rodeada de pessoas que gostam de mim, foi o suficiente para mudar de opinião.
Um dos meus lemas de vida era puder agradar a todos. Que gostassem de mim pelo que sou, e como sou.
Não gosto de ser o centro das atenções...gosto simplesmente que se lembrem de mim com carinho e amizade. E isso é uma das coisas mais importantes pelo que acho que vale a pena festejar.
Não penso na idade que faço...Afinal, não me sinto com 37 anos. Continuo ingenua em tantas coisas como sempre fui...continuo com as mesmas inseguranças de antes...continuo a ser aquela criança que era. Mas ao mesmo tempo acho que amadureci com determinadas etapas da vida, que me fazem ver a vida de outra maneira. Que me fazem tentar viver a vida sem me preocupar com detalhes insignificantes.

Afinal...vale a pena celebrar a vida...a minha vida!

quarta-feira, maio 07, 2008

Dia da Mãe

Do Nuno

Um livrinho de receitas e uma marcador de livro com o meu nome e uma frase alusiva a mim "A minha mãe não me deixa tomar banho sozinho"

Do Ricardo

Uma pregadeira com a letra S em tecido e pintada à mão.
Um livro de receitas no qual intercaladas com as receitas dizia o seguinte:

"Se a minha mãe fosse um doce...era um chocolate Nestlé porque chocolate também é cereais.
A minha mãe chama-se Susana Paula.
É nova porque tem...36 anos.
É bonita! É mais ou menos alta e é magra...(Antes eu não sabia dizer magra e agora já sei).
É uma senhora porque já é adulta.
Se fosse uma cor era cor de pele, porque a pele é dessa cor, e cor de pele parece rosa. E eu gosto muito de rosa.
Gosta de tar na cama a descansar e de ficar em casa a trabalhar.
Não gosta de...pôr a mesa.
Ela gosta de tudo, digo uma coisa qualquer...ela gosta de tudo o que faz porque é uma casa bonita.
Gosta de comer peixe!
Detesta comer perna de frango, porque ela nunca come perna de frango...
Gosta de ir passear ao parque das Nações para jogar à bola comigo, com o Nuno e o meu pai.
Fica triste porque eu e o Nuno portamo-nos mal, mas a mãe gosta à mesma de mim.
Fica contente quando eu e o Nuno às vezes portamos bem.
Gosto muito da mãe, porque a mãe faz-me as vontades.
Quando era pequenina morava em casa da avó e do avô. brincava com os brinquedos que ela tinha, com a tia Carla e com a Tia Ana.

Mãe, és linda!"


Nota: A mae nao detesta por a mesa, mas é sempre o pai a por a mesa porque eu estou a fazer o jantar (e aqui entre nós ele tambem tem que ajudar, né?)
A mae não detesta perna de frango...a questao é que o frango só tem duas pernas e uma é para o pai e outra para o Ricardo.