sexta-feira, julho 31, 2009

As novidades do Gluten

O Ricardo foi há quase 3 anos diagnosticado como potencial doente celiaco. Desde essa altura que andou a fazer uma dieta isenta de gluten, e a ser acompanhado no Hospital da Estefânia. Só fez na altura uma biopsia que foi inconclusiva. As analises foram dando negativas e uma analise feita para ver a propensão genética à doença também foi inconclusiva. A médica da Estefânia fez-lhe um diagnostico definitivo em Março deste ano, dizendo que ele era doente celiaco. Ora isto implica ser um diagnostico definitivo para a sua vida toda. Ela achou que não valia a pena fazê-lo passar pelo resto do teste, que consistia fazer nova endoscopia e comer alimentos com gluten para ver a reacção.
Nós não ficámos satisfeitos com este diagnostico. Com tantos "ses", com oé que se pode dizer que é para a vida?
Fomos pedir uma segunda opinião a um dos medicos mais experientes nesta doença. Segundo este médico, e no caso do Ricardo, não se pode ser para já tão objectivo. Ele próprio dizia que quando estas crianças chegam à adolescencia questionam tudo, muito mais se vão com estes tais "ses". E assim sendo é o suficiente para estragarem a dieta de uma vida e a propria saude.

Fez nova biopsia no Hospital de Santa Maria. Está tudo normal, como seria de esperar para alguem que faz uma dieta correcta. A opiniao deste médico (e que eu concordo) é seguir agora pelo metodo antigo, ou seja, vai introduzir alimentos com gluten, e vamos vendo a reacção. Daqui a 3 meses faz novas analises. Se tiver reacção ou se os valores das proximas analises forem positivas, então sim, ele é celiaco.

Há já uma semana que estamos a introduzir gradualmente estes alimentos. E até agora ele não se queixou.
Mas o Ricardo, anda todo contente por poder comer outras coisas, ou as ditas normais. Qualquer das maneiras, andamos a dizer-lhe que é só um teste. Que ele pode ser assim para toda a vida!

Só espero que corra tudo bem. A unica coisa que eu queria era ter um diagnostico feito com certezas e não com base em incertezas.

Vamos ver!