quarta-feira, maio 27, 2009

Mudanças

Os meus filhotes desde bebés que estão num infantario particular. É um local muito familiar, pequeno e pelo qual eu tenho uma enorme confiança. Nunca fiz questão de os tirar de lá, apesar de causar transtornos o transito que apanho para lá chegar. O Ricardo só saiu o ano passado qaundo chegou a altura de ir para a primaria. O Nuno sempre foi muito protegido lá, mimado até dizer chega. Até em relaçao à alimentação do Ricardo foram impecáveis e nunca tive que pagar mais por ele ter que ter uma alimentação especial.
Mas o Nuno é muito bebé. Já está na sala da pré-primaria, mas continua muito "bebezado". Ao contrario do irmão que era muito auto didacta, no caso dele acho que não conseguem puxar por ele. Então optámos para o proximo ano lectivo, inscreve-lo na pré primaria numa escola publica.

Mas não consigo evitar ficar com o meu coração apertadinho. E agora, cada vez que olho para a dona do infantário (uma senhora de 82 anos super amorosa e que nasceu para amar crianças) com vontade de chorar e com uma sensação de que a estou a trair. Ele estava para ficar lá mais um ano até entrar para a primaria, mas estou convencida que lhe trará beneficios ir para outro lugar que tenha outras regras mais exigentes.

Eu não sou muito adepta de mudanças! E tenho receio que ele seja como eu e não se dê bem.

Espero não estar a cometer um erro.

6 comentários:

Ana Santos disse...

É uma decisão difícil, mas tu melhor que ninguém, que deves conhecer o Nuno, a reacção que ele terá à mudança.
O Marco ainda tem mais um ano de pré pela frente, mas decidimos que vamos mudá-lo de escola, logo implica novos amigos e nova educadora. Vai para a pré-primária da freguesia onde moramos, penso ser o melhor, pois deve ter uma turma mais pequena, logo mais atenção da educadora, e como o Marco é uma criança que se adapta bem a novas situações, penso que não terá problemas.
Ele frequenta a escola onde trabalho, que tem desde a pré até o 9º ano, assim não terá que andar de carro, pois o irmão também vai-se matricular na freguesia, senão eu teria que andar com 2 crianças atrás de mim, o que também implica chegar tarde ao trabalho.
Posso te dizer da experiência do meu Marco na pré-primária que é uma escola pública e uma turma de 19 crianças a contar com ele, este ano já aprenderam os 5 sentidos, já aprenderam a contar, agora aprenderam as vogais e penso que estão a aprender o alfabeto porque Marquinho anda a dizer algumas letras. Já aprenderam as figuras geométricas, e isso tudo com ainda mais um ano para aprender, ainda vão para o primeiro ano a saber muita coisa.
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

LP disse...

Percebo bem que seja uma decisão difícil mas se a tomaste foi em consciência e não tens nada para te arrapender depois.

flower power disse...

penso que eles se adaptam melhor a novas situações que nós... e parece-me que estás decidida a fazer o que pensas ser melhor para ele! vais ver que corre bem

Unknown disse...

Olá Susana,
percebo a tua indecisão pq tb qdo mudei o Gonçalo da privada p a pública fikei kom esse receio mas foi td em vão pk a reacção do Gonkas n puderia ter sido a melhor,além do mais eles adaptam-se melhor a novas situações do k nós.

Td o q fizeres será sp a pensar no bem estar do teu filho.
Feliz dia da criança p os teus ninos :)

jokitas

Teresa Pombo disse...

Há certas mudanças que a acontecer, mais vale cedo. Não me parece que estejas a errar. Por aqui também vão acontecer muitas mudanças. O meu F. vai ficar na sala com os que são mais pequenos (ele tinha saído do berçario saltando uma sala o que só lhe fez bem). Agora vai ter outra educadora mas a vigilante q o conhece desde que começou - com 5 meses - o problema é que essa educadora engravidou e lá para Dezembro virá uma nova.... ai.... e todas as mudanças em casa.... que vais saber por telefone :-D.... ai ai ai vem aí mais um ano difícil. Que Deus nos ajude!

beijos grandes

Mãe disse...

Susana,
Já falamos sobre isto e acho que tens que ter o coração em paz.
Vai dar tudo certo e o Nuno vai conseguir adaptar-se sem problemas, vais ver.
Leva os meninos lá ao infantario depois para visitar a senhora e as outras educadoras, vai ser bom para todos!
Alivia esse coração!
Beijos
Ana B