sexta-feira, setembro 15, 2006

Resumindo...

Já soube o resultado da biopsia....

Tive que telefonar, para saber se já tinham o resultado. Como já o tinham recepcionado, tive que ligar mais tarde para falar telefonicamente com o medico. Segundo ele ( e isto tudo por telefone) a biopsia não foi conclusiva. E como tal, dado que as analises são positivas (apesar de contraditorias) é melhor trata-lo como um doente celiaco. E encaminhou-me para uma consulta com uma dietista, à mesma no Hospital da Estefânia.

Claro, que por telefone, não me surgiram perguntas, nem comentarios. Fiquei abismada como é que podem fazer um diagnostico por telefone. Nem uma explicação nem nada. Falou de ter a doença celiaca (que em principio é para a vida) como quem diz para tomar um antibiotico.

Não nos conformámos...Vamos pedir 2ªs opiniões.

Depois de nos terem marcado a consulta para a dietista para ontem, e depois de nao ter conseguido dormir bem, decidi que tentaria à mesma falar com ele pessoalmente.

Então, ontem lá fomos à consulta e levámos o Ricardo para ele ouvir o que pode ou naõ pode comer. Pedi cópia do resultado da biopsia, a qual só me podem dar daqui a uns dias.
A consulta correu bem...não existe grandes coisas para dizer, a não ser o falar das restrições e saber realmente não é assim tão simples. Que o mais dificil será a parte social (festas e afins).

Voltei para falar como medico....detesto falar com pessoas que não nos olham frontalmente. Mas lá o questionei....E fiquei só um pouco mais esclarecida, apesar de que nós é que tinhamos que fazer as perguntas, as quais ele respondia, mas sem grandes extensões de conversa. Segundo ele, o Ricardo faz dieta durante 2 anos. Depois repete as analises e a biopsia. Pois como agora não foi conclusiva, pode não ter mesmo a doença celiaca. Só com a dieta e nova biopsia é que se poderá ter a certeza. Eu depois perguntei, se as analises se repetiam só ao fim dos 2 anos, ao que me responde que não, que se repetem agora ao fim de 6 meses. Fogo...porque não diz logo tudo????
Não perguntei mais nada....espero à mesma por outra opinião, apesar de já ter percebido que realmente terá que fazer a dieta.

O Ricardo a pouco e pouco já está mentalizado que determinadas coisas não vai puder comer. Ontem à tarde enquanto ficou com a avó, já ele próprio dizia que leitinho com nesquik a srª doutora disse que podia beber.

Agora vou esperar pela copia da biopsia, e bater noutras portas...

Aparte: Eu acredito nos médicos portugueses e nos hospitais portugueses. Mas esta situação irritou-me. Não existiu nenhum acompanhamento, nem a vontade de explicar aos pais a situação, o porquê ou como actuar. O médico, pode até ser um optimo profissional, não é isso que está em questão, mas acho que deve também fazer parte uma atitude um pouco mais humana. Ninguem lhes pediu que tivessem uma grande simpatia, ou que fossem as pessoas mais conversadoras aos cimo da terra, simplesmente pede-se algum esclarecimento e acompanhamento.

8 comentários:

Smas disse...

Acho que fazes bem em procurar uma segunda opinião que com um resultado inconclusivo e um médico que não explica as coisas não te orientas. Ainda bem que a dietista explicou o que ele pode e não pode comer.
Bjs

Bomboca light disse...

Não gosto nada quando os médicos partem do principio que nós sabemos as coisas, ou por qualquer outro motivo, não nos explicam bem o que se passa. Acho que fazes muito bem mesmo em ir á procura de outras opinioes.
Beijos e boa sorte

Perola Granito disse...

bom fim de semana

margarida disse...

Olha, acredito muito no sexto sentido e então no das mães...
Eu procurava uma 2ª opinião sem sombra de dúvidas cumprindo entretanto a dieta. A 2ª opinião pode ser a mesma mas se sentires que confias no médico será muito mais fácil lidar com a situação.

bjinhos

Teresa Pombo Pereira disse...

Ainda só tinha lido o início do post e já me perguntava: se é inconclusiva, pode-se repetir não? Numa doença deste tipo, ñ se pode ficar con incertezas. É como a bula de um medicamento que eu lia ontem e que a certa altura dizia que podia ser administrado a grávidas pois não havia estudos para esse segmento. Sinceramente!!! Se estiveste em hospitais do Estado, a conclusão é a mesma infeliz de sempre: volta-te para um médico particular. Se isso ainda não ultrapassar o foro de um bom Pediatra, recomendo o Dr. Mário Cordeiro. É dos melhores. Está em http://esca.pt/espaco_clinico.php O Esca tem óptimos profissionais que eu tive que conhecer por outras razões mas que admiro.

Força!! E muitos beijinhos para todos.

Ica disse...

Eu também pediria uma 2ª opinião face aos resultados.

Assim ficarás mais esclarecida.

BEijinhos

Rita

Fitinha Azul disse...

Sou a favor da 2ª opinião, fico à espera de notícias, beijinhos e fica bem!

Carla O. disse...

Vamos ver o que se segue... Agora, da dieta ele não se livra mesmo (ele e vocês).
Um beijo grande!