sexta-feira, novembro 30, 2007

A reacção dos principes

Sempre fomos apologistas de dizer a verdade às crianças. Por isso o pai disse-lhes logo no dia que a avó Luisa tinha ido para o ceú ter com o menino Jesus. O Nuno não percebeu, mas o Ricardo percebeu perfeitamente e desatou num pranto. Passou o dia todo na escola, triste e a dizer que a avó Luisa tinha morrido. A educadora dele e a directora, acabaram também por ficar envolvidas na amargura dele. Durante uns dias notou-se o esforço que ele fazia para se portar bem connosco.
Ao fim de dois dias, o Ricardo dizia-me de manhã:
Mãe, quanto mais pensar na Avó Luisa, mais a estrela dela brilha, não é?
Disse-lhe que sim, que era verdade, e que quando fosse de noite iamos procurar a estrela no ceu.
Ficou preocupado, porque dizia que não saberia qual era. Disse-lhe que era a estrela que mais brilhasse.
No dia seguinte, acordou a dizer que estava sempre a pensar na Avó. Também lhe disse que deveria continuar a pensar. E que a Avó estava sempre connosco, que ela nunca ia deixar de gostar dele e que ele poderia falar sempre dela quando e quantas vezes quissesse.
Hoje de manhã, no carro ele disse-me:
Sabes mãe, hoje sonhei com a avó Luisa e que ela estava viva.
E depois disse: Eu sei que ela está sempre connosco.
A unica coisa que acrescentei, foi que sempre que ele quissesse dar um beijinho à avó que o fizesse à vontade.
Acredito filho, que ela hoje te foi visitar e que te aconchegou.

O Nuno, como é pequenino, não sentiu tanto, mas percebeu um pouco. No dia a seguir pediu para falar com a avó Lui...e nao acabou a frase, emendando para avó Zé. E no 1º dia que entrou em casa dos avós andou por toda a casa à procura dela.

Eu...continuo a falar dela como se ela estivesse sempre comigo, porque é isso que acredito. E assim tentarei que os netos não se esqueçam de quem foi a Avó para eles. Que tratou deles, que os educou e que os amou e que sempre fes o possivel e o impossivel por eles.
A mim, ajuda-me falar...acho que atenua e o não guardar isto no interior ajuda a não me consumir por dentro.

5 comentários:

Teresa Pombo Pereira disse...

Que frase espectacular a do R. ! Minha querida, vim dizer-te que o meu coração está convosco embora hoje não possa estar presente: o F. está doentito. Um abraço grande!

Tânia Santos disse...

os teus filhos são lindos...tu podes sempre falar nós estamos aqui sempre para te ouvir...beijinhos e xi muito apertadinho

mamã disse...

E é assim que eles a vão sempre ver e lembrar... uma estrela brilhante que brilha intensamente no céu da vida deles... para sempre!
Falar faz bem... alivia, ameniza a dor!

Bjs grandes e força!

Gina A. disse...

Os teus filhos são muito especiais... sensíveis de sentimentos muito nobres! O Ricardo é muito perspicaz e sabe bem o que se está a passar. Fizeste bem em contar... e fazes bem em falar dela, sim! Sempre, quantas vezes quiseres, porque ela está sempre convosco! E estará sempre!

Um abraço muito forte!

flower power disse...

e ela vai estar sempre contigo. o coração não esquece... e os meninos também não irão esquecer, já que agora têm uma estrela muito brilhante lá no ceu a guiar o seu caminho, juntamente com os pais e restante família que os acompanha...
um beijinho de muita força