quarta-feira, abril 18, 2007

Não gostei...

Sempre fui uma pessoa que sofria um pouco com as rejeições ou discriminações. Nunca gostei e sempre me senti mal e triste com isso. E talvez por ter sentido na vida por vezes essa discriminação ou rejeição, tento não ser assim.
Talvez por isso, ontem fiquei triste quando na escola me disseram que o Ricardo não tinha sido convidado para uma festa de anos de um coleguinha. Que nem todos da sala tinham sido convidados. Até pode ser uma coisa normal, que eu sei que muitas vezes os pais fazem isso para não terem tantas crianças, e dão aos filhos a escolher quais os colegas/amiguinhos querem convidar. Mas neste caso não achei normal, porque até agora sempre foram todos convidados. Não achei normal, porque quando foi a festa do Ricardo, todos foram convidados e este colega especifico até foi à festa de anos dele. Não achei normal porque na sala são só 17 crianças.

Depois até pensei que eu poderia estar assim, e o Ricardo nem se preocupar...mas não! Quando o Ricardo me disse com um tom de voz muito triste que não tinha sido convidado para a festa do colega, eu fiquei mesmo triste. E senti que uma criança de 5 anos não se deveria sentir assim.

Eu sei que as crianças têm que aprender a lidar com estas situações e são estas mesmas que os fazem crescer. E o meu filho ultimamente até tem dado provas que consegue lidar bem com as situações que se depararam ultimamente na sua vida, nomeadamente a dieta isenta de gluten.
Mas uma criança com 5 anos, não tem que lidar com a rejeição...pelo menos a meu ver. Principalmente quando o Ricardo é uma criança meiga e amigo do amigo e que adora ajudar tudo e todos (pelo menos é o que a Educadora diz, não sou só eu)

No fim da nossa conversa ele so dizia..."O A. é mau porque não me convidou. Quando for a minha não o vou convidar!"
Tentei fazer-lhe ver que não podemos "pagar da mesma moeda". Que lhe deveria dizer que continuaria seu amigo e brincar com ele, apesar de tudo.

Pode até ser uma coisa normal, e eu nao ter razao, talvez por ter sido o meu filho, mas que não gostei, não gostei!

6 comentários:

Fitinha Azul disse...

Em anos anteriores o Kiko já teve colegas a fazerem o mesmo, só convidavam quem queriam...este ano (6 anos)tenho visto muito mais isso, por exemplo as meninas só convidam as meninas e os meninos só convidam meninos, no entanto no aniversário do Kiko convidei a sala toda mas só os rapazes é que foram. Para já não tenho notado tristezas ou aborrecimentos por causa disto mas se tal acontecesse também não iria gostar nada!

Bekas C. disse...

Olha, a Francisca também já passou por situaçoes parecidas com essa.
Quando chegou o aniversário dela, perguntei-lhe quem queria convidar e ela veio logo com a história que não ia convidar quem não a convidou. O que eu lhe fiz ver, foi que há várias razões para não ter sido convidada, como por ex:
- Talvez os pais não tenham dinheiro para fazer uma festa com muitos meninos
- Talvez eles não tenham uma casa grande e com jardim como a nossa, para poder convidar muitos meninos
- Talvez os pais não tenham paciência para aturar tantos meninos de uma só vez
- Não é obrigatóriamente por não gostarem de ti ou por andarem chateados que esses meninos não te convidaram...e se foi por isso é normal não te quererem na festa deles.
Conclusão:
Ela percebeu e quis convidar todos os colegas.

;)

Daniela disse...

As festas das minhas Pipocas sempre foram feitas em casa, em apartamento e atendendo que tem que convidar outros amiguinhos que não da escola, os convites destes limitam-se a seis meninos escolhidos por elas.
E mesmo assim tenho sempre cerca de 20 crianças em casa...
É injusto para as outras crianças, mas é o possível, e elas também não ficam tristes quando não são convidadas para as dos outros meninos...
bjs

Daniela disse...

Só para acrescentar que tenho sempre o cuidado de convidar os meninos que as convidaram a elas, ainda que não estejam na lista dos seis escolhidos por elas.
Mas pelo que tenho visto, as festinhas funcionam um bocado em circuito fechado, pois os grupinhos que há na escola funcionam nas festinhas.

Asas de Anjo disse...

Ó linda, tadinho do Ricardo, acho que tens toda a razão para estar assim, eu tb não tinha gostava, acho que ficava tão triste quanto ele.

Por isso e como tu o sabes tão bem, no aniversário da Rafa opto por não convidar nenhuma amiguinha da escola, assim ninguem fica excluido e sentido, vão só os amiguinhos "fora" da escolinha, como é o teu caso.

Devia ter sido tão complicado tu lhe teres explicado o porquê.

Jinhos

Monica

Teresa Pombo Pereira disse...

Sei do q falas. As crianças podem ser crueis logo em tenra idade e isso vem dos pais. A fazer? Saltar por cima e ensinar o miudo a fazer o mesmo. O meu já tem 11 anos e embora neste colégio, já não sofra a do "escurinho", há sempre qqr coisa q os outros podem apontar se quiserem. Há que perceber que somos todos diferentes e mais ricos por isso. tenho 2 livrinhos lindos sobre isso que o E. pode dar ao R.. Lembra-me qdo estivermos juntas. O bebé é pequenino mas eu gostava de vos ver. Beijocas gordas.