sexta-feira, maio 16, 2008

O Aprender

Ontem a educadora do Ricardo, chamou-me para me dizer muito contente que o Ricardo já sabia ler. Gostei da expressão dela. Ela continuou e explicou, que acha muito mais estimulante encontrar alunos na pré-primaria que aprendem a ler. O Ricardo aprendeu por ele.
Ele adora aprender e descobrir coisas novas. É muito auto didacta. Com cinco anos ele contava até 110 sem se enganar e seguidinho. Desde à relativamente pouco tempo e como já conhecia as letras todas, começou com a curiosidade de as juntar.
Nós não o incentivámos...pura e simplesmente tentávamos responder às suas questões e ajudá-lo. Ele ainda tem muito que aprender para saber mesmo ler. O que agora faz é juntar as silabas. Claro que as que têm uma consoante e duas vogais por exemplo é-lhe mais dificil.
Eu tinha o receio de ser contraproducente. A Educadora diz que não! Que gosta quando as crianças são assim e que elas em principio se dão melhor na primaria. E que não tem dúvidas que o Ricardo será um bom aluno.
Fiquei mais descansada!
Não deixa de ser uma criança normal.

3 comentários:

flower power disse...

Parabéns! São essas pequenas grandes conquistas que nos fazem ficar mais orgulhosas deles!

Carla O. disse...

Bem, normal é! :)
E é bommm!
Mas estou como tu - tenho receio que desmotive um pouco na primária, porque eles não começam logo ler... Mas pode ser que não.
BEIJOS

Teresa Pombo Pereira disse...

olá minha querida!
Isso é muito bom! É meio caminho para o sucesso na vida: estar interessado e querer aprender. Quanto à forma de lidar e ver como se lida depois na primária, dar-te-ei os meus conselhos como prof e mãe no nosso jantarzinho que espero q seja bem rápido logo depois de eu estar recuperada. Um abraço!

Parabéns! És uma mãe extraordinária de quem eu me orgulho de ser amiga!