sexta-feira, outubro 28, 2005

Vive o momento

Hoje vi pela primeira vez o novo anuncio da Vodafone.

E adorei!!!!!

Realmente se fossemos viver só um dia, todo o nosso tempo era gerido de maneira diferente.

Por isso, realmente o melhor é: VIVER O MOMENTO

terça-feira, outubro 25, 2005

Amizades Duradouras

Ultimamente tenho andado a pensar bastante nas minhas amizades, e realmente cheguei à conclusão que as amizades mais antigas são as que se mantêm sempre, e não as amizades recentes.

De facto, são estas amizades antigas, muitas da altura da adolescência, que se mantêm amizades puras, sem cobranças e apesar de nem sempre nos falarmos ou estarmos juntas(os), apesar de as circustâncias da vida terem mudado, continuamo-nos a conhecer como nessa idade dourada.

Para voçês, minhas amigas, obrigada por existirem, e podem sempre contar comigo.

ADENDA: Tenho também algumas amizades recentes que espero que se mantenham por muitos anos, mas este post foi só uma constatação de que algumas amizades resistem ao passar dos anos.

quinta-feira, outubro 20, 2005

Hoje

De manhã, o Ricardo se o irmão ainda está a dormir acende a luz do quarto e começa logo a dar o bom dia e a brincar com o mano. Hoje, fiquei à porta do quarto para ver a reacção do pequenino.
Vira-se logo o Ricardo com um ar muito serio ao mesmo tempo que fazia o gesto com a mão:

"Entra. Podes entrar no meu quarto que eu deixo....e até gosto!"

*******

Hoje de manhã, estava mais uma vez o Ricardo a fugir para se vestir. Fiz uma cara de má, agarrei-o e comecei a vesti-lo. Não resisti quando ele me disse:

"Mãe, oh mãe, naõ te zangues comigo.....Eu sou o teu melhor amigo!"

quarta-feira, outubro 19, 2005

Sabias que?

R- Oh pai, sabes? Quando era pequenino como o mano?!...bebia leitinho da maminha da mãe.
P- Sim?
R- Sim....e era muito pesado!
P- (lembrando-se do pisco que era, e que mamou só 3 meses) Sim até eras bem pesado...agora és leve.
R- É...e sou mais velho que o meu mano!


Explicação - Em tudo agora, o menino diz que é mais velho que o irmão. Se lhe dizemos para não fazer asneira, respinde que é mais velho que o mano, se o avô diz que ele é que sabe, ele diz que é mais velho que o irmão, etc etc...acho que é maneira de se sentir mais crescido,e assim já pode mandar em alguém.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Diversas

O pai estava ocupado e a mãe estava deitada, pois estava super mal disposta. O menino Ricardo decidiu ir à casa de banho sozinho fazer as suas necessidades. Eu já ouvia o seu monologo enquanto estava "ocupado", pois nem na casa de banho o menino se cala. Passado um pouco só ouvimos um grande berro:

"Alguém, mas alguém pode vir limpar-me o rabo, que eu não sei fazer?"


*****

Hoje de manhã, depois de ter feito as suas necessidades, chamou-me para ir fazer o trabalho sujo. Bati com o pé na porta e magoei-me:

R- O que foi mãe?
M- Foi a mãe que fez doi doi, no pé aqui na porta.
R- Ah, estás descalça....não pode ser! Tens que calçar os teus sapatos para não fazeres doi doi à porta!

*****

Na 6ª feira fui dar com o Ricardo sentado no seu sofá pequenino, virado para a cama do irmão na sala, a observar o irmão que estava a dormir. Deliciada fiquei eu, por ver a meiguice com que ele olhava para o irmão.
Na escola, desde que o Nuno também está lá, pede de vez em quando para ir visitar o irmão. Se este está a dormir, fica a mirá-lo um pouco e depois é que vai outra vez para a sala dele.
O Ricardo não sai de casa sem dar o beijinho ao irmão, e de manha se acorda 1º tem que ir acordar o mano para brincar com ele.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Conversas

R- Mãe, amanha vou andar de mota.
M- Ai sim, onde?
R- Aqui na estrada.
M- E a mota, onde está?
R- Ali naquela loja.
M- E o senhor deixa?
R- Ah, é verdade...tenho que pedir ao senhor se ele me empresta a mota. Sabes mãe a mota....é gaaaannnndeeeee, e é azul como os policias.
M- ????
R- e vou pedir também aos senhores para me emprestarem o capacete.

******

M- Ricardo sabes onde estão os teus chinelos?
R- Sei.
M- Onde?
R- Não sei.

*******
M- Sabes o que é isto?
R- Sei.
M- O que é?
R- Não sei.

Audiograma

Ontem fui com o Ricardo novamente fazer um audiograma, e tal como em Abril, o meu menino mostrou que era um menino crescido.

Eu só lhe disse que ia fazer um jogo para a srª doutora ver se ele ouvia bem. Ia excitadissimo.

No elevador, ia a recepcionista e ele diz logo:

R- Eu tenho uma espada.
r - Ai sim, onde?
R- Em casa.

Claro que tinha tudo a ver....quando entrámos queria logo ir atras da senhora. Quando o chamaram, foi logo a correr, e de repente o meu filho mudou como da agua para o vinho. Ficou a criança mais bem comportada e concentrada que existe. A técnica que era bastante alta virou-se para ele e disse-lhe:

T- Senta-te aqui, que eu sou muito alta.
R - Não eu é que sou "gande".
T- E eu achava que era muito grande.
R- Eu sou "gande". Gande como o meu pai (somos enormes!!)
T- Ah, está bem, afinal sou pequenina.

A seguir começou a fazer o jogo. Ele ainda se lembrava como é que se procedia, e numa rapidez fez o audiograma. Durante o audiograma a tecnica perguntava-me se ele era sempre assim tão concentrado. No fim disse:

"Olhe mãe, tem razões para estar babada, pois não é muito normal uma criança com esta idade fazer tudo tão certinho, tão concentrado e lembrar-se do outro exame que fez em Abril."

Quando saímos da sala, o Ricardo mudou para a criança irrequieta e mexida que é.

Eu já sabia que o Ricardo é uma criança que quando tem algo para fazer ou lhe pedem, fica bastante concentrado até acabar de fazer o que lhe pediram, e ainda é capaz de ensinar os outros, mas ontem vê-lo, senti realmente um orgulho enorme.

Isto nestes ultimos dias é que tem sido um escorrer de baba, que bato o Nuno aos pontos!

P:S. Não tem problema nenhum. Ouve perfeitamente.

terça-feira, outubro 11, 2005

E agora o Ricardo

Ontem à noite, já era tarde para o Ricardo dormir, mas não resisti a brincar um pouco com ele. E no meio das cocegas e miminhos, disse que era a vez dele me dar beijinhos. Claro que ele tudo fez menos os beijinhos, era a mãe a fazer de cavalo e de tudo o resto. Até que ele me magoou.

Eu disse-lhe que assim acabava a brincadeira pois não me tinha dado beijinhos e ainda me tinha magoado. Ele quis ver onde tinha sido o doi doi. Mostrei-lhe um sinal, ao que ele olhou e disse: "Ah pois é, tens aqui doi doi, pois é tens mesmo! Desculpa mãe, desculpa!"

Depois disse-lhe que ia arrumar a cozinha, e que logo logo já vinha para ao pé dele.
R - Está bem mãe, olha adoro-te.

E repetiu vezes sem conta "Adoro-te mãe, adoro-te"

Nuno

Não é que este catraio com 10 meses já me responde? Quando o repreendo para não mexer em alguma coisa, o menino pára, olha para mim e diz: dapadadaregrrr.

E se digo: "Nuno, ai ai" Ele olha para mim, e repete ai, ai...e lá volta ao mesmo...

Isto daqui a uns tempos vai ser bonito!

*******

A integração dele na escola está a ser do melhor. Cada dia que vou lá elogiam o Nuno. Que é optimo para tratar, não incomoda, é mimalhão e sem manha nenhuma. Lembro-me que do Ricardo também o elogiavam assim, e eu claro, fico com a baba a escorrer. E a dona do infantario hoje só me dizia que para além disto tudo que era um bebé que chamava a atenção a qualquer pessoa....

Isto continuando assim, não há baba que aguente!

domingo, outubro 09, 2005

Patriotismo

O Ricardo desde o Euro 2004, que sabe o hino todo. Neste sabado, quando perguntou quem ia jogar, respondi que era Portugal e que iam cantar o hino.

Num instante entrou em histerismo (controlado, claro), e foi à procura do chacecol de Portugal e gritava pelo pai, à espera que os jogadores entrassem no campo. De nada valeu dizer que ainda faltava meia hora para o jogo começar.

Acabámos por cantar os 4 o hino alegremente e mais uma vez ele vibrou!

O Nuno e a comida...

É um espectaculo digno de se ver...Cada vez que acaba uma refeição, olha literalmente para o prato, e quando se dá conta que não há mais, começa a fazer beicinho e desata num pranto que só visto. As doses não são tão pequenas quanto isso, mas ele quer sempre mais e mais. Hoje depois da sopa e fruta, começámos-lhe a dar massinhas (cotovelinhos). Qual o meu espanto quando o vejo com as mãos cheias de massa e como já não dava para mais, ia com a boca à cadeira buscar a massa que tinha lá ficado. Depois é que percebeu que era melhor comer primeiro a das mãos para poder ir buscar mais.

Depois à tarde, tinha que ir a uma loja e fomos num instante ao vasco da Gama. Como levava o lanche acabei por lhe dar lá. Ao nosso lado estavam uns pais a tentar dar um iogurte à filha que teimou que não queria comer. Quando acabei de lhe dar o lanche mais uma vez desatou num berreiro. Os pais que estavam ao meu lado, ao verem a cena, viraram-se para mim a perguntar se eu não queria dar o resto do iogurte da filha ao meu, já que ela não comia, ele aproveitava. Claro que qualquer pai /mãe percebe que a comida não se deve deitar fora, e estando uma criança a chorar de fome ainda mais, mas fico com a sensação que acham que eu não alimento o meu filho o suficiente!!!!!

sexta-feira, outubro 07, 2005

Ultimas

Estávamos a ver fotografias:

R - Olha a avó, e olha a mãe....Tão linda a minha mãe!

*******

E ontem ao jantar só dizia:

Oh, mãe....Oh, não....Olha o meu pai e a minha mãe.....Tão lindos!

********

R - Mãe, o pai?
M - Deve já estar em casa. Vamos ver?
R - Sim, boa! Vamos ver...
(Pausa)
R - Vamos ver o quê????

quinta-feira, outubro 06, 2005

1º Dia na escola

Hoje, é o 1º dia do Nuno na escolinha. Eu já estava à dias de coração apertado, apesar de conhecer o local, pois é o mesmo onde está o Ricardo.

Quando chegámos hoje, o Ricardo ia todo orgulhoso pois o mano ia para a mesma escola. O Nuno foi bem para o colo de uma das auxiliares. Fui-me embora e ele nem estranhou nada. Pouco tempo depois reparei que no meio de tudo me tinha esquecido de deixar a chucha. Voltei para trás. Quando entrei, ele estava logo à entrada da sala. Olhou para mim, e nem ai nem ui...continuou impávido e sereno com um pedaço de pão na boca. Apesar de tudo fiquei mais calma!

À pouco liguei para saber como se estava a dar, e se tinha comido bem. A auxiliar disse logo: "Mãe tem aqui um grande homem. Está a dormir a sesta e até agora esteve bem, comeu tudo e não estranhou nada."

Ufa.....que grande descanso e que orgulho do meu menino. Afinal, nisto também é igual ao irmão, não estranha nada!

Já suporto melhor as horas que faltam....

quarta-feira, outubro 05, 2005

Mini Ferias!



Após 3 anos e 8 meses, finalmente conseguimos usufruir de algum tempo a sós, só eu e o pai.

Arranjámos tempo e coragem, e deixámos os nossos filhotes e rumámos para terras alentejanas. Qualquer das maneiras eram só 3 noites, e praticamente 2 dias sem ver os nossos meninos.

Quando lá chegámos constatámos que era mesmo nos confins do mundo, mesmo um clube de campo tipicamente alentejano.

O mais giro, é que começámos a ver que era o lugar ideal para estarmos com os nossos filhos. Além do mais, praticamente só se via casais com os filhos pequeninos. Bateu-nos a saudade....Isto de estarmos constantemente a pedir descanso, e quando o temos só o querermos passar com os filhos tem muito que se lhe diga.

Mas o mais giro, é que não conseguimos descansar muito.....pois é, acordávamos às 8 da manha com o choro do bebé do quarto ao lado e com a musica dos tweenies que a filha mais velha via.....Nem disto nos "livrámos"!!!!!

Só serviu para aprendermos que Mini ferias também são com os filhos.

Mas ao mesmo tempo foi bom, muito bom!!!!!

domingo, outubro 02, 2005

Os Bombeiros

M- Então Ricardo, gostaste de ir ao quartel dos bombeiros?
R- Sim....O Sr.Bombeiro tinha uma pistola (e fazia o gesto)...
M- (Eu interrompia) Oh Ricardo os bombeiros não têm pistola.
R- O Sr. tinha assim uma pistola (e repetia o gesto)
M- (E eu mais uma vez) Não, outra vez? Eles não têm pistola!
R- Tinha uma pistola assim grande, com uma mangueira que deitava agua para o fogo.
M- Ups.....(Isto de andar já farta das brincadeiras das pistolas, espadas e afins, deixa-me logo apreensiva) Ai foi filho? Que giro.
R- E o fogo é muito perigoso. E o sr. tinha umas calças, e um cinto e umas botas. E o outro senhor tinha um capacete com uma coisa para tapar os olhos. Mas foi este senhor, não o outro.
M- E que mais?
R- Andei no carro dos senhores bombeiros, mas não pus o cinto, porque não tinha cinto para por.